top of page

Foi da Primeira Linha, que Descermos, para a Segunda

  • Foto do escritor: Patrick Leitão
    Patrick Leitão
  • 21 de fev.
  • 3 min de leitura
Foto em preto e branco do médium de Umbanda, W.W.  da Matta e Silva saudando seu altar.

Conversa entre Pai Guine da Angola e o seu discípulo Cícero


Cícero: - Muito bem, ‘pai-preto’ ... Realmente, esses são os preceitos evangélicos que enfaixam tudo. Fora deles não há salvação, porque apontam o caminho da evolução, pela compreensão das leis do Pai, por intermédio de Jesus – o Oxalá de nossa Umbanda.


Preto-velho: - Isso mesmo, filho... Penso que você interpretou bem a questão que expus. Agora, resta-me definir melhor a posição de Jesus, em face do conceito genuinamente Umbandista...


Creio e ensino que Nosso Senhor Jesus Cristo é o Regente Superior, cármico, da Humanidade – digamos melhor, de todos os seres encarnados e desencarnados, que têm no Planeta Terra seu “campo experimental”, evolutivo... Está em suas divinas mãos o leme do destino dessa mesma Humanidade que está entrando no seu 5º Ciclo Cármico. Para isso, Ele veio revelar essa Regência diretamente.


    Quando há 2000 anos, se fez identificar como Jesus, testemunhadno pelo sacrifício da cruz, toda sublimidade, toda renúncia, todo amor do grau crístico que lhe é próprio. Existem, ‘zi-cerô’, tantas interpretações sobre a individualidade do Cristo-Jesus, quantos são os entendimentos nas Escolas filosóficas, nas Religiões, etc. De um lado se diz que o Cristo se apresenta na Terra, em ‘corpo fluídico’; de outro que encarnou mesmo, num corpo físico(o de Jesus – filho de Maria) de mais outro, que Jesus era, apenas, o médium do Cristo, assim como outros profetas, no passado, foram médiuns diretos seus; de mais outro lado ainda, se afirma que Ele sempre reencarnou nos diferentes ciclos cármicos de uma raça ou de outra, a fim de relembrar a Lei do Pai, de vez em quando completamente postergada.


    E ainda se diz, também, que o Jesus teve carma-evolutivo, igual ao nosso, passando por todas as experiências por que nós vamos passando, etc., até quando atingiu seu grau Crístico (ou cristófilo, sendo outros). E ainda não é só. Também se prega que Ele é o filho único, exclusivo, do Pai-Eterno... Como se o Pai o ‘criasse’ como uma exceção suprema, sobre todos os demais Seres Espirituais Superiores ou Potências Divinas...


    No entanto, este “preto-velho” reafirma e ensina o seguinte: O Cristo, identificado como o Jesus – Filho de Maria, jamais teve carma-evolutivo ou condicionado, conforme o nosso, que está ligado à natureza, à roda das sucessivas encarnações...


    Como se entender isso melhor? Assim... Aceito a existência de Duas Linhas de Ascensão ou Evolução para os Espíritos. Uma independente de matéria ou energia-massa. Está é a Linha de Evolução Original. Tem sua ação nas infinitas regiões do espaço cósmico (infinito e ilimitado), onde a sua natureza é o neutro, isto é, o puro espaço-cósmico, vazio de galáxias, de sistemas planetários, ou melhor, onde não existe um só corpúsculo de energia natural, própria ao que se entende como energia cósmica, na Física, etc.


    Nesta região, os Seres espirituais seguem a sua Linha de Ascensão ou de Evolução, dentro, naturalmente, de um ritmo próprio, com aspectos diferentes desse carma-humano. Essa Linha Original é supervisionada pelas Hierarquias Constituídas.


    Agora vem a segunda Linha de Evolução ou de Ascensão (diria melhor: de recensão). Essa depende de matéria ou de energia-massa, isto é, de galáxias, de sistema planetários, etc. Essa é a nossa Humanidade, que se aglomerou sobre o planeta Terra.


     Foi da Primeira Linha, que descermos, para a segunda.


    Pois bem. O Cristo-Jesus, é claro, também veio da primeira, porém, já com o seu grau Crístico, de sua Hierarquia... Ele foi enviado pelo Pai-Eterno, para socorrer e guiar a nossa Humanidade, essa mesma formada pelas legiões de espíritos que no princípio das coisas, (antes de se formar o planeta Terra), desceram, espontaneamente, a essa zona cósmica, onde matéria ou energia-massa tem domínio...


W.W. da Matta e Silva


Comments


Logotipo do Terreiro de Umbanda Ogum Megê, composto por um triângulo azul com uma cruz vermelha e luz verde irradiando.

Terreiro de Umbanda Ogum Megê /
Casa de Ogum Guerreiro e Yansã

bottom of page