Duplo Etérico
- Patrick Leitão
- há 4 dias
- 2 min de leitura

As denominações ao duplo etérico, é um corpo formado por matéria astral, ao corpo de Kama dos hindus. O pesquisador que ler a Doutrina Secreta e outros livros antigos deve, pois, prevenir-se para não confundir os dois corpos inteiramente diferentes, chamado hoje duplo etérico e corpo astral.
O termo hindu que bem traduz ‘duplo etérico’ é Prânamâyakosha, ou veículo do Prâna. Depois do desencarne, separado do corpo físico denso, é a ‘alma do outro mundo’, o ‘fantasma’, a ‘aparição’ o ‘espectro do cemitério’ os famosos cascões que vivem por ai incorporando em alguns médiuns. Em Raja Yoga, o duplo etérico e o corpo denso unido são chamados o Sthûlopâdhi, isto é, Upâdhi inferior de Atma.
Toda parcel sólida, líquida ou gasosa do corpo físico está cercada por um involucro etérico; o duplo etérico, como indica o seu nome, é, pois, a reprodução exata da forma densa. Ultrapassa a epiderme de mais ou menos um quarto de polegada. Entretanto, a aura etérica ou Aura da Saúde, como também é chamada, ultrapassa, normalmente, a epiderme, de várias polegadas. Fato importante a assinalar: o corpo denso e o duplo etérico variam concomitantemente em qualidade; por conseguinte, a quem purificar o corpo denso, aperfeiçoará, ao mesmo tempo e automaticamente, a sua contraparte etérica.
Na composição do duplo etérico entram todas as categorias de matéria etérica, porém em proporções que variam grandemente, dependendo de vários fatores o mais importante o fator Karma Individual.
Algumas indicações obtidas até aqui pelo pesquisador, sobre as propriedades e funções particulares dos quatros graus de matéria etérica:
1 – Etérica: utilizada pela corrente elétrica comum e pelo som.
2 – Super Etérica: utilizada pela Luz;
3 – Subatômica: utilizada pelas ‘formas mais sutis de eletricidade;
4 – Atômica; utilizada pelo pensamento em sua passagem de um cérebro a outro.
Roger Feraudy
W. A. Kosak
Arthur Thompson
Bispo Leadberater
WW. da Matta e Silva
Major Arhtur E. PowellO duplo etérico, ou Prânamâyakosha, é o veículo do Prâna e reflete o corpo físico. Após a morte, torna-se o "fantasma" ou "cascão" presente em fenômenos mediúnicos.
4o
Comments