Conversa entre Pai Guiné da Angola e o seu discípulo Cícero – Parte 2
- Patrick Leitão
- 16 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de fev.

Cícero: - E como surgiu o termo Umbanda, servindo de bandeira a esse movimento novo?
Preto-velho: - A palavra Umbanda foi revelada (e não criada pelos humanos), por esse motivo que esses espíritos de caboclos, pretos velhos, etc.; primeiro através de certos cânticos ou hinos (que se diz como pontos cantados), para firmar, com força mágica de seu som (mantra) ou sílabas, certas correntes vibratórias e mesmo como você diz, para servir de Bandeira a esse movimento. E logo foi sentida a magia que ela desperta nos filhos dos “terreiros”.
Cícero: - Realmente, “pai-preto”, tenho eu mesmo sentido isso. Porém, há mais algum significado profundo nesse vocábulo Umbanda?
Preto-velho: - Há... A palavra Umbanda representa ou simboliza a “chaves” das antiquíssimas iniciações ou ordens. É a única chave, atualmente, que abre “portas” aos verdadeiros conhecimentos da perdida Lei do Verbo.
Sim, porque essa Lei era e é representada por sinais cabalísticos, de força mágica, tradutores de sons divinos – esses que dominam os chamados elementais. Nenhuma corrente usa, hoje, esses sinais, mesmo esotericamente. Conservaram apenas os símbolos simples, dados na Cabala, como sejam, o circulo, o triângulo, a cruz, etc., assim mesmo com os respectivos significados esotéricos ou já comuns.
As suas posições astrológicas e correspondentes sons, se perderam. Ora, na Umbanda, eles existem e são usados na forma real de seus movimentos. Além disso, é a única corrente que usa os outros sinais, completamente desconhecidos nas outras correntes. Esses sinais, nós chamamos de Lei de Pemba, pois são riscados em giz, por nossas Entidades protetoras. Não há que negar a evidência dos fatos.
Isso bem entendido, pelo caminho da Sabedoria oculta, interna. Não confundi-la com o aspecto externo, esse que alimenta o grosso da massa humana, pela senda religiosa, na doutrina ou na evangelização simples.
Então, "Zi-cerô", o termo UM-BAN-DA, contendo em si um sentido tríplice oculto , traduz, de acordo com a Lei do Verbo, o seguinte: Conjunto das Leis de Deus... Em linhas gerais, por tanto, Umbanda representa as Leis Eternas que atuam na coletividade umbandista, a fim de regular e impulsionar sua ascensão, tudo sob a guarda direta dos espíritos escolhidos para esse mister, os chamados de caboclos, pretos-velhos e crianças e também...
Comentários