top of page

A Cobra do Éden sem Véus

  • Foto do escritor: Patrick Leitão
    Patrick Leitão
  • 25 de mar.
  • 4 min de leitura
Imagem de representação religiosa mostrando uma figura feminina pisando em uma serpente sobre a Terra, simbolizando a vitória sobre o mal.

   Quando Gautama Budha meditava sob a árvore Bodhi, eram-lhe apresentadas diferentes "inteligências" que vinham falar com a sua psique de maneiras diferentes. De todas essas inteligências falando em sua psique, a mais "astuta" era a Serpente.


   Diz-se que Gautama foi atacado pela serpente conhecida como Dragão (Mara) que queria destruí-lo, mas foi protegido pela serpente Muchilinda que o abriu com suas cabeças em forma de capuchinhos, até que Gautama atingiu a iluminação.


   Da mesma forma, os textos sagrados do povo judeu narram que o povo que saía do Egito foi atacado por cobras venenosas, mas que Moisés fez uma serpente "Agarra no bastão" e se o povo assistisse esta serpente presa sobre a vara ela se curava.


  Então nós temos uma cobra venenosa e uma cobra curadora, mas ambas são "Serpentes" porque são essencialmente a mesma criatura, o que as diferencia é "Se ela está presa no bastão ou não", isso faz toda a diferença se a cobra é venenosa ou curadora.


 

  Para tirar o véu da serpente é necessário esclarecer a tripla constituição do ser humano, conforme está escrito: "E todo o vosso ser: Espírito, alma e corpo."

(1, Tessalonicenses 5: 23 )


  Vejamos:


  1. O primeiro homem: É carnal, a sua INTELIGÊNCIA está a rastejar no plano carnal, sem subir aos níveis superiores de consciência, é ADÃO, o primeiro homem, o nível físico carnal material do ser humano. (Soma ou corpo).


   2. A ALMA HUMANA: É a "MULHER" bíblica, é energética, sua INTELIGÊNCIA está meio rastejando e meio tomando altura, está consciente do seu nível material e de um nível espiritual que atesa de alguma forma, é a famosa EVA, é a ALMA ou psique humana, criada após a forma material. (Psique ou alma - também equivale ao termo hebraico NEFESH).


  3. O segundo homem: Espiritual, sua INTELIGÊNCIA está nos níveis superiores do ser ou níveis espirituais que estão além da matéria e da energia. É o Filho Imortal, O Cristo - A LUZ Espiritual (Neuma ou Espírito, equivale ao termo hebraico RUAJ). Estes três aspectos: corpo, alma e espírito são a tripla constituição humana e nestes três a SERPENTE manifesta de forma diferente.


   A Serpente é aquilo comum na tripla constituição humana: é "A INTELIGÊNCIA".

Diferente no nível físico material ou carnal, manifestação diferente no nível da alma e diferente no nível espiritual.


  • No nível carnal é uma inteligência ou serpente tentadora, venenosa, enganadora.

  • No nível da psique ou da alma é um nível de "escolha", a alma escolhe se fica com a serpe venenosa ou com a curadora.

  • No nível espiritual a serpente está sempre sujeita à lei divina e é curadora.


 

A INTELIGÊNCIA é simbolizada com uma COBRA porque é constituída por Eletromagnetismo, ELETRICIDADE que no ser humano circula através do Sistema Nervoso e MAGNETISMO que flui pelo Sistema Circulatório. O eletromagnetismo flui desta forma pelos neurotransmissores do ser humano que se encontram ao longo de todo o seu corpo.


  Por outro lado, "O Jardim do Éden" é uma metáfora da Terra que é o CORPO humano. É lá no corpo humano que todos os "animais" do jardim, que são os instintos animais vêm como "inteligências" para dialogar com a psique ou alma humana simbolizada com a mulher bíblica ou Eva.


  O animal mais astuto é sempre a INTELIGÊNCIA, aquela que fala de contínuo à psique ou alma humana dizendo: Acredite nisto ou aquilo, é melhor assim ou aquele, faça assim ou assado, pense isto ou aquilo etc. E deste diálogo entre a INTELIGÊNCIA ou serpente e a alma humana, todos nós testemunhamos, porque falamos com a serpente hoje.


 

A COBRA VENENOSA E A COBRA CURADORA


  O dragão que atacou Gautama budha sob a árvore Bodhi é a mesma "cobra antiga" ou Inteligência que está desde as origens do mundo, a Inteligência humana REPTANTE, aquela que está SEPARADA do bastão, solta, reptante, move-se apenas no nível físico inferior material. Essa é a serpente antiga ou serpente venenosa, enganadora.


  A outra Serpente Curadora é a INTELIGÊNCIA colocada sobre a vara, a vara simboliza a Lei, todo Rei carrega sempre o seu bastão que é a sua Lei. Quando a serpente é reptante, não está sujeita à lei do nível espiritual superior, e por isso é muito prejudicial e venenosa, astuta, mas enganadora.


   Quando a inteligência está sujeita à lei Espiritual que em síntese diz: "Ame a Deus (o Bem Absoluto) e ao próximo como a si mesmo", então é a Serpente ou inteligência Curadora, que curava o povo hebraico de seus males, é a mesma serpente chamada Muchilinda que ajudou Gautama a iluminar.


 

   Todo ser humano está vivendo atualmente como a serpente que é a "Inteligência", está falando com sua psique ou alma (com sua Eva), basta ter a Consciência Espiritual que é "Perceber ou Despertar" do nível superior de ser que alguém pode alcançar.


   O nível "espiritual" onde o CRISTO, o Filho Imortal se manifeste e esse "Percebe ou Desperta" é o que Gautama chamou de "Sua Iluminação": a inteligência Divina, vencendo a inteligência humana reptante. É a inteligência divina (a serpente curadora, presa sobre a vara) vencendo o Grande Dragão - serpente reptante.


   Então, quando o ser humano "Percebe ou Desperta" (se ilumina), já não se deixa enganar com sua inteligência inferior, pode dizer com certeza: "EU SOU A PRESENÇA DE CRISTO VITORIOSO, VENCENDO E TRIUNFANDO SOBRE TODA SITUAÇÃO"


  Esta frase só pode ser dita pela MULHER, a Eva simbólica ou "psique humana", desde que tenha mantido a sua inteligência ao nível espiritual de consciência que é Cristo, a LUZ iluminadora. Assim se esmaga a cabeça da serpente antiga ou serpente reptante que é o diabo ou satã.


 

  "EU SOU A PRESENÇA DE CRISTO VITORIOSO VENCENDO E TRIUNFANDO SOBRE TODA SITUAÇÃO"


   É a Mulher: "A alma ou psique humana" que ESCOLHE seu verdadeiro marido que é seu Espírito divino e esmaga a cabeça da inteligência reptante do primeiro homem: Adão ou inteligência carnal.


  E para você: O que a cobra te diz atualmente? É uma cobra venenosa ou é curadora? Você está escolhendo uma serpente reptante ou uma sujeita à vara do Amor Universal (Deus)?


Que o AMOR infinito e a FÉ sem limites estejam em todos.

Por: Norá U. C. - Treinador Espiritual


Comments


Logotipo do Terreiro de Umbanda Ogum Megê, composto por um triângulo azul com uma cruz vermelha e luz verde irradiando.

Terreiro de Umbanda Ogum Megê /
Casa de Ogum Guerreiro e Yansã

bottom of page